domingo, 26 de fevereiro de 2012

Análise cinema - A Invenção de Hugo Cabret


A Invenção de Hugo Cabret, filme dirigido por Martin Scorsese que adapta o livro do escritor Brian Selznick e conta a historia de Hugo Cabret, garoto que apos ficar órfão acaba indo morar em uma estação de trem, buscando incansavelmente consertar um autômato, unica herança deixada pelo falecido pai.

Sabia muito pouco sobre a historia de Hugo Cabret, apenas que era dirigido por Scorsese e que o personagem buscava consertar um pequeno boneco mecânico deixado pelo pai. Esperava me deparar com um pequeno conto infantil de um menino buscando preservar a memoria do pai, mas acabei encontrando uma historia um pouco mais profunda.

O filme mostra Hugo (Interpretado por Asa Butterfield) buscando consertar o autômato deixado pelo pai, em sua busca por peças ele acaba conhecendo o dono de uma loja de brinquedos que ao pega-lo tentando roubar um de seus brinquedos, toma para si um caderno de anotações de Hugo, ao tentar recuperar o caderno o garoto acaba conhecendo Isabelle (interpretado por Chloe Moretz) a curiosa afilhada do dono da loja e juntos aos poucos vão descobrindo que na verdade o deprimido senhor é Georges Méliès, grande produtor de filmes que acabou obrigando-se a destruir a própria obra, apos a primeira guerra mundial.

A parte técnica do filme é perfeita, ambientação de Paris dos anos trinta, o cotidiano da estação, o figurino dos personagens, tudo é feito com absoluta competência. Pela primeira vez Scorsese utiliza a tecnologia 3D em seus filmes e o resultado é louvável, realmente se tem a noção de profundidade a todo o momento, não se limitando a "jogar" objetos no publico. Com toda a certeza um dos melhores filmes 3Ds que vi depois de Avatar.

O filme faz diversas referencias ao inicio do cinema, de como Méliès realizou centenas de seus filmes na sua própria "fabrica de sonhos". Realmente fiquei impressionado com as técnicas utilizadas para a criação de efeitos especiais utilizadas pelo cineastra, é incrível sua criatividade. Como cinéfilo, não tem como não ao menos respeitar a justa homenagem que o filme faz a Méliès e seus filmes, entre eles o mais celebre "Viagem à Lua" de 1902.

Apesar de Hugo e Isabelle protagonizarem a maior parte do filme, vejo como real protagonista o próprio  Méliès, a verdadeira historia do filme é dele, de como ele descobriu o cinema, e fez disso sua paixão, realizando filmes que fascinavam seu publico e mudaram a forma de se fazer cinema. Com toda a certeza Méliès é o personagem mais cativante do filme e foi perfeitamente interpretado pelo ator Ben Kingsley.

A Invenção de Hugo Cabret, é um filme tocante para os amantes do cinema, que conta a historia de um dos maiores cineastra de seu tempo, mas que acaba pecando por não ter um ritmo envolvente e com personagens poucos cativantes. Mas apesar disso vale apena ser visto por apresentar um pouco da historia da sétima arte.



Um comentário: