quinta-feira, 8 de março de 2012

Análise seriados - Game of Thrones 1ª temporada




Game of Thrones é um seriado de fantasia medieval, produzido pela HBO, baseado no primeiro volume da serie de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor George R.R. Martin.

O seriado é ambientado em Westeros e conta a historia da família Stark, defensora do reino do norte, que acaba se envolvendo em uma serie de intrigas e conspirações por poder e prestigio em todo o reino.
A historia começa com  Eddard Stark, senhor de  Winterfell, sendo convidado pelo rei Robert Baratheon para assumir o título de Mão do Rei, após a morte do Mão anterior, Eddard apesar de resistir ao convite acaba aceitando o título devido a sua amizade com o rei e sua desconfiança que o Mão anterior fora assassinado por alguém da corte. Ao chegar a capital do reino, Eddard vai descobrindo segredos cada vez mais obscuros, segredos esses que põem sua vida e da sua própria família em risco.

HBO é famosa por suas séries curtas, mas com produções grandiosas dignas de filmes hollyoodianos, séries adultas, polemicas e violentas. Game of Thrones tem todas essas características, mas se difere por se basear em um livro de fantasia épica, considerado por muitos como o melhor livro do gênero desde o Senhor dos Anéis.

Como fã confesso de fantasia e admirador das séries da HBO não pude deixar de conferir Game of Thrones, e não posso negar que o seriado foi uma das melhores coisas que já vi nos últimos anos.

O mundo apresentado é cheio de fantasia, mitos e mistérios, até aqui nada que um bom conto do gênero não tenha, mas o grande trunfo da serie é colocar a fantasia em segundo plano, como um pano de fundo para historia, a fantasia esta lá, sutilmente apresentada, mas o que realmente da grandiosidade a historia são seus ricos personagens.

É fácil de identificar  Eddard Stark como protagonista e herói da trama, senhor de Winterfel, fiel às tradições de seus antepassados e honrado acima de tudo, mas aos poucos a trama vai apresentando outros personagens tão cativantes e admiráveis quanto Stark. Temos John Snow cheio de conflitos, a pequena e rebelde Arya, o manipulador e dissimulado Mindinho, a fria e gananciosa Cersei, Daenerys com sangue de dragão e o perspicaz e sarcástico Tyrion Lannister. Todos personagens interessantíssimos, com motivações próprias e objetivos distintos, mas todos ligados nos jogos de poder pelo trono de ferro.

O mais interessante é que a historia não se resume a luta do bem contra o mal, não há um "senhor do escuro" que quer dominar e escravizar o mundo e tão pouco há heróis que lutam pela justiça e pelos oprimidos. Não há um único protagonista, todos os personagens tem um lado sombrio o que deixa a historia bem mais verossímil e interessante.

Sem sombra de duvida Game of Thrones foi a melhor serie de 2011, com um mundo fantástico, personagens marcantes e uma historia que surpreende a cada episodio. O final de temporada é extremamente empolgante, deixando a sensação do que esta por vir será ainda mais grandioso. Um conto de fantasia sombrio e adulto que ficara na memória por longos e longos anos, assim como os longos invernos de Winterfell.

Winter is Coming.


2 comentários:

  1. Grande review, Luís, padrão profissional mesmo... Esta é uma grande série, pretendo comprar assim que sair para assistir tudo de uma vez... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim uma grande serie, como falamos ontem, também quero muito comprar o box da serie...

      Já viu tudo os episódios? Se não, terá uma grande surpresa nos últimos episódios.

      Excluir