sábado, 7 de julho de 2012

Análise games - Batman: Arkham Asylum


Já é de praxe na industria do entretenimento o lançamento de games baseados em filmes de ação e aventura, dificilmente hoje em dia um grande filme não venha acompanhado de uma versão para a maioria das plataformas de games existentes, mas isso nem sempre gera bons frutos, na sua maioria da vezes tais adaptações não são bem recebidas pelos gamers devido a sua qualidade duvidosa e muito abaixo da media.

Na contramão dessa regra a Rocksteady lançou um em 2009 Batman Arkham Asylum, o lançamento ocorreu meses depois do lançamento de Batman The Dark Nigth, filme aclamado pela critica e publico como umas das melhores adaptações de quadrinhos de 2009. 

Batman AA surpreendeu por se tratar de um jogo original, sem nenhuma ligação com os filmes do Batman e se estabelecendo como um grande lançamento sem necessariamente se apoiar no markting de ser uma "adaptação do filme"

Asylum Arkam nos apresenta mais um confronto entre o Batman e o Coringa, que toma controle do Asilo Arkham, instituição dedicada a tratar de super criminosos de Gotham City, e põem em pratica um elaborado plano para tomar a cidade com o auxilio dos diversos vilões presos no local. 

Batman AA surpreende pelo detalhismo não só dos gráficos, mas da historia em si. O jogo nos apresenta a cada avanço na historia mais e mais detalhes, sobre a trama e sub tramas apresentadas. Isso tudo bem amarado, com uma narrativa bem construída e cheia de referencias a rica mitologia ao Homem Morcego que tem mais de 70 anos de existência. E tudo que definiu o personagem nessas 7 décadas é dignamente apresentado no jogo, a habilidade em combate, a personalidade sombria, o cinto de utilidade com os bat assessórios, o lado detetive do personagem e é claro a imensa galeria de vilões do herói. Tudo esta lá, devidamente apresentado e coerente com a trama. 

O que mais me impressionou e me proporcionou divertimento foi o ótimo sistema de combate apresentado no jogo, basta apertar seguidamente o botão esquerdo no mouse para realizar incríveis combos, com golpes variados dignos de um mestre em artes marciais e assim que você vai avançando na historia e vai ganhando experiência novas formas de combate são liberadas, que aumenta ainda mais a diversidade de combos, proporcionando um verdadeiro show de artes marciais. É extremamente gratificante executar as seqüência de combate, devido ao incrível realismo empregado a cada golpe. 

Alem da trama principal, o jogo nos apresenta uma serie de extras e desafios, o que aumenta em muito o tempo de jogatina, o destaque desses extras são os desafios que nos proporciona a chance de testarmos nossas habilidades em combate e furtividade. Conforme você vai desvendando os mistérios do jogo deixados pelo Vilão Charada mais desafios são liberados, que vão aumentando de dificuldade ao longo do jogo. Para se ter uma idéia no nível "extremo" dos desafios de combate você chega a enfrentar mais de 20 oponentes ao mesmo tempo, dando a oportunidade de realizar grandes combos e fazendo com que a adrenalina vá a mil. Inclusive há um ranck para cada desafio para você comparar seu desempenho com o de outros jogadores. 

Os gráficos são outro grande atrativo, tudo é ricamente detalhado, cada ambiente é diferente e rico, dando muita veracidade ao game. 

Sua trama envolvente, ação intensa e personagens bem desenvolvidos faz desse um dos melhores jogos baseados em um personagem vindo das historias em quadrinhos e com toda a certeza Batman Arkham Asylum é o melhor jogo do personagem dos últimos anos.

Análise publicada originalmente no dia 25/06/11 no site GameVicio


Nenhum comentário:

Postar um comentário