quarta-feira, 3 de abril de 2013

Análise games - Tomb Raider




Tomb Raider, game de ação e aventura em terceira pessoa, que faz uma releitura da eterna musa dos games, Lara Croft, desenvolvido pela Crystal Dynamics e distribuído pela Square Enix, foi lançado no dia 05 de março de 2013 para as plataformas PC, Xbox e PS3.

Previsto inicialmente para 2012, o novo Tomb Raider gerou grandes expectativas nos fãs por se tratar de um reboot total da serie, prometendo revitalizar essa que é uma das franquias mais clássicas do mundo dos vídeo games. Com os primeiros vídeos apresentados foi quase que impossível não querer conferir esse novo game.


Na trama vemos a jovem e inexperiente Lara Croft que em busca da cidade de Yamatai, acaba naufragando em uma ilha, onde seus companheiros são capturados por fanáticos religiosos que a habitam, de forma dolorosa Lara é forçada a aprender a sobreviver em um ambiente hostil, enquanto tenta resgatar seus amigos e descobrir uma forma de escapar da misteriosa ilha.

A trama é interessante e muito bem conduzida, com foco quase que exclusivo no desenvolvimento da protagonista, pois apesar da trama apresentar vários personagens que interagem com Lara, pouco deles são realmente interessantes, como o mentor de Lara, Roth, ou Mathias, líder do culto Solaris que tomaram a ilha e buscam ressuscitar a deusa do sol, mas é inegável que a personagem mais marcante da trama é a própria Lara, uma menina frágil, que é forçada a amadurecer das formas mais dolorosas possíveis e a narrativa da trama a todo o momento busca evidenciar isso, Lara chora, grita, sofre e a cada novo desafio se fortalece e no final da jornada a transformação de Lara é tão marcante que se torna impossível não querer repetir a aventura novamente.

A jogabilidade do game esta excelente, Lara escala diversas superfícies, realiza combates corpo a corpo, anda de forma furtiva e atira com um pequeno arsenal, com destaque para o arco que com toda a certeza se tornará sua arma preferida ao longo da aventura. O game funciona com o sistema de experiência, que é adquirida ao executar diversas ações no game, que concedem pontos que podem ser gastos em novas habilidades, tais habilidades tornam a jogabilidade ainda melhor e dão uma ótima sensação de progressão ao game, estando perfeitamente ligada a evolução da personagem proposta na trama do jogo.

Tomb Raider, não é Tomb Raider sem os puzzles e a nova aventura de Lara não deixa essa característica de lado, os quebra-cabeças estão presente em quase todo o game, mas nunca de forma exagerada, funcionando muito bem com o cenários em que se encontram. Mas considerei a maioria deles simples, pois são facilmente resolvidos, ainda mais após utilizar a habilidade de Lara de identificar os locais de interação do cenário. Para os que querem ainda mais puzzles o game apresenta sete tumbas opcionais, que só dão acesso ao seus tesouros após a resolução de pequenos quebra-cabeças, achei essa adição bem interessante, pois permite ao jogador dar uma pequena pausa na ação, colocando a mente para funcionar, não deixando assim, o game repetitivo.

A ambientação do game é outro grande destaque do jogo, a ilha é cheia de cenários diferentes e belos, você passará por florestas, praias, templos, tumbas, cavernas e até mesmo bases militares abandonadas, dando uma boa variedade na ambientação e apesar de ser basicamente linear, o game permite ir e vir pelos cenários, dando uma certa sensação de liberdade presente nos games de mundo aberto. Alem disso o game apresenta uma serie de itens a serem descobertos na ilha, como tumbas, tesouros, relíquias e peças para melhorar suas armas, aumentando assim, em muito, o fator exploração.

O game ainda apresenta um modo multiplayer onde o jogador assume um dos sobreviventes ou um dos Soralis, em partidas para até 08 jogadores que se enfrentam nos modos "Resgatar", "Mata-mata em equipe", "Grito por ajuda" e "Cada um por si", contando com cinco mapas disponíveis, quantidade que achei pequena, mas que com toda a certeza ira aumentar com o lançamento de DLC’s. Achei o multiplayer bem interessante e divertido, pois traz a ótima jogabilidade do singleplay para as partidas competitivas e cooperativas do multiplayer. Simplesmente divertido e viciante.

Tomb Raider é um excelente game, com uma jogabilidade que vai progredindo ao longo do game e uma trama que faz o jogador criar uma ligação com a protagonista ao ponto de “sentir” junto com a personagem cada ferimento sofrido. Um reboot perfeito para a eterna musa dos games. Que venha o próximo game, para novamente provarmos que somos todos sobreviventes.

" A survivor is born"



Informações adicionais:

Tempo de jogo: Finalizado em aproximadamente 22 horas, com 98% do game completado.
Conquistas desbloqueadas: 30 de 50.
Dificuldade: Finalizado na dificuldade normal.
Modo de jogo: Singleplayer, com modo multiplayer para até 8 jogadores.
Idioma: Inglês, com legendas em português.
Custo: R$ 59,90, no site Nuuvem, com ativação pela Steam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário