sexta-feira, 3 de maio de 2013

Análise Games - Mount & Blade Warband: A Clash of Kings (MOD)




Fãs de Game of Thrones jogarão!

Este MOD produzido pela comunidade gamer e para a comunidade gamer é uma das mais completas modificações já feitas para Mount & Blade: Warband. Mais de 1600 itens novos estão presentes em A Clash of Kings.


O game inicia no que seria o fim do primeiro livro da saga Game of Thrones. Westeros está dividida em vários reinos que estão em guerra constante e compõem tênues alianças entre si. Você não pertence a nenhum reino ou facção, mas pode juntar-se a qualquer uma delas dependendo da sua relação com os lordes (talvez os Dothrakis sejam uma exceção, mas isso requer teste).

Provavelmente o que mais chama atenção logo de cara é o tamanho do mapa. Ele é muito maior do que Calradia, por exemplo, com uma grande número de cidades, vilas e castelos. Além disso, você pode atravessar o Mar Estreito e chegar às cidades livres como Pentos, Braavos, Myr, Lys, entre outras. Fiquei muito impressionado com o trabalho que foi feito nas principais cidades do jogo. Winterfell está uma cópia fiel do cenário do seriado da HBO, e quando você entrar no seu pátio terá a sensação de já ter estado ali um dia. Cada cidade importante foi feita de modo a ter pelo menos uma característica muito marcante. Em Kings Landing (Porto Real), a Fortaleza Vermelha (Red Keep) está muito bem representada e de acordo com as limitações que a engine da Paradox possui. Outro exemplo da imersão no universo de Game of Thrones que este jogo procura proporcionar é o colosso nas águas de Braavos.

Novos penteados estão disponíveis e todas as skins foram remodeladas, algumas delas sendo muito semelhantes aos atores da série. Faço aqui um destaque especial para Tywin Lannister. Gostei muito das skins femininas também. Em Westeros, as mulheres são muito mais elegantes que em Calradia.

Os efeitos sonoros deste MOD receberam excelentes aprimoramentos. Ao cavalgar você tem a sensação de que seu cavalo é muito mais pesado, e que a cada vez que o seu animal toca o chão com uma pata você está absorvendo a vibração do impacto. As flechas do jogo passam zunindo pelos seus ouvidos e não poucas vezes senti o sangue gelar por enfrentar o perigo com meu personagem.

Participe de um torneio medieval com todos os seus itens! Nada de espadas de madeira... Use seu aço! Nos níveis iniciais vai ser muito difícil pra você se dar bem nos torneios porque você estará muito mal equipado (e tem skills de noob), porém, com o passar do tempo isso vai mudar. O torneio possui várias opções de customização e de dificuldade, e, ao final dele, se você ficar entre os três primeiros, ganhará um item valioso que pode ser um livro raro ou uma peça de armadura, além de um bom dinheiro e renome. Durante o combate estão misturados cavaleiros e guerreiros desmontados e separados por time. É difícil saber quem é da sua equipe pois cada um usa seu próprio armamento e não temos mais aquela divisão por cores. Você não é eliminado do torneio automaticamente quando é nocauteado, mas luta em cada uma das partidas.

Lance-se ao mar e disputa batalhas navais! É possível agora participar de confrontos no mar. Os navios ficam presos uns aos outros e é possível pular para outra embarcação e lutar lá. Só não caia na água pois você não sabe nadar!

O sistema econômico também apresenta novidades! É possível tomar dinheiro emprestado de agiotas nas cidades a excelentes taxas de juros de 20% por quinzena. Se você não pagar, os juros sobem para 40%. Nunca peguei dinheiro emprestado com eles, portanto não sei o que acontece se você não pagar nunca. Suspeito que a sua reputação com a cidade caia drasticamente...

Ganhe dinheiro arrendando terras! Você pode continuar criando empresas nas cidades grandes, mas outra fonte de renda é o arrendamento de terreno para cultivo pelos aldeões. Você pode comprar terra fértil ou infértil e arrendá-la para camponeses que a cultivarão. A cada semana você receberá um relatório de todas as cidades com todas as suas rendas. O único revés é que você precisa entrar na cidade para recolher o seu dinheiro. Se você estiver em guerra com a facção que controla aquela cidade, você terá problemas para sacar o seu dinheiro.

Há um novo viajante muito especial em A Clash of Kings e ele pode contribuir para mudar o rumo de suas guerras. Trata-se de um vendedor de Imaculados (Unsulied), que são soldados altamente treinados e fortemente equipados que vão tocar o terror por onde passarem. Eles simplesmente possuem os stats máximos do jogo. Ocorre que pela bagatela de 10.000 dinheiros você pode contratar esse vendedor para que ele treine Imaculados em um feudo seu. Ao invés de recrutar agricultores, você passará a compor um exército que é profissional desde a sua base.

Enquanto escrevo estas linhas o MOD A Clash of Kings ainda está em desenvolvimento e, por isso, alguns bugs podem ser encontrados. Existem ainda algumas histórias de compnions que não fazem sentido, pois falam de Calradia e alguns personagens importantíssimos como Daenerys Targaryen ainda não estão prontos. Há muitas cidades livres, porém gostaria de visitar Qarth, a Muralha e o que há além dela. Contudo, nada disso tira a diversão desse brilhante game.

Você vai jogá-lo!

Digão





Informações adicionais:

Tempo de jogo: Infinito.
Dificuldade: Média.
Modo de jogo: Singleplayer.
Idioma: Inglês.
Custo: gratuito
Requisitos: Mount&Blade: Warband
Site para download do MOD A Clash of Kings: http://www.moddb.com/mods/a-clash-of-kings

9 comentários:

  1. Ótima análise...

    "Fãs de Game of Thrones jogarão!"

    Me colocou na obrigação agora...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela analise. Jogo sensacional !!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Jefferson, até onde sei, o mod não tem uma tradução para PT-BR

      Excluir
  4. o meu hora que eu abro da erro da erro de texturas ja tentei de tudo alguma dic ai ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. man o meu n pegava nenhum mod mais ai atualizei meu warband pro 1. .5.8 e agora esta pegando todos, tenta fazer isso

      Excluir
  5. Este Mod em especifico não funciona no meu jogo, já tentei de td mas nada sempre da erros de todos os tipos, gostaria muito de jogar pois sou fã da serie.
    Vlw flws e bom jogo a todos

    ResponderExcluir
  6. Eu estava conversando com o Digão, e ele me disse que esse é realmente é muito pesado. E tem que ter um bom processador e memoria. Vlw Flws

    ResponderExcluir
  7. como faço para retirar o erro Runtime Error C++ do meu jogo

    ResponderExcluir