segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Análise Games - Remember Me


Remember Me é um game de ação em terceira pessoa, desenvolvido pela Dontnod Entertainment e distribuído pela Capcom. Lançado no dia 04 de junho de 2013 para PC, XBox e PS3.

O game se passa no ano de 2084, na cidade de Neo-Paris e acompanha a jornada de Nilin, que se rebelou contra a corporação Memorize que através da tecnologia Sensen, detêm o controle de toda a sociedade. O game inicia com a protagonista sendo resgatada pelo misterioso Edge, apos ter parte das suas memorias apagadas pela corporação a qual se dedicou por anos como caçadora de memorias.

A narrativa do game se foca na busca de Nilin pela verdade por trás da mega corporação Memorize e apesar da historia se tornar obvia em alguns momentos, rende ótimas surpresas, como a revelações sobre a origem de Nilin e da própria corporação. Nilin com toda a certeza é a personagem mais interessante do game, cheia de mistérios que mesmo tomada por dilemas se obriga a prosseguir em busca da verdade. 

A ambientação do game é um dos seus grandes atrativos, Neo-Paris e extremamente bela e futurista, mesmo no subúrbio a tecnologia se vê presente de forma tão orgânica que é difícil não imaginar que o futuro não será semelhante ao apresentado no game. Mas tamanho detalhismo e beleza acaba frustrando, pois o game é demasiadamente linear, não dando a interatividade e exploração que Neo-Paris merecia. Você simplesmente avança rumo ao próximo objetivo, interagindo de maneira limitadíssima com os belíssimos cenários.

Na jogabilidade o game tenta inovar, primeiro no sistema de combates, que lembra um pouco o game Arkham City, mas se difere ao permitir que o jogador edite os golpes utilizados nos combos, ao avançar no game mais edições são liberadas aumentando a variedades das sequencias de combos, mas tal inovação acaba se perdendo, pois o sistema de combate se demonstra impreciso e pouco dinâmico no momento da ação, forcando o jogador a se limitar a utilizar os combos mais curtos.

A segunda inovação é demostrada na possibilidade de remixagem de memorias, Nilin por ser uma caçadora de memorias, tem habilidade de apagar e alterar as memorias de seus oponentes e o game apresenta tal habilidade de forma muito interessante, em momentos específicos o jogo permite interagir com pequenos trechos de memorias, dando liberdade de altera-las, tal recurso na jogabilidade dá um alto dinamismo a narrativa deixando-a incrivelmente interessante. Mas fica a sensação que tal recurso foi pouco utilizado, já que se resume a um pouco mais de um quarto do game inteiro.

Remember Me é um bom game, que busca inovar, mas acaba se perdendo dentro das próprias limitações, com cenários belíssimos, mas extremamente lineares, com uma protagonista cativante e uma narrativa interessante, mas que se demostra obvia em determinados momentos. De maneira geral uma ótima experiencia, mas infelizmente insuficiente para se tornar memorável.

"A memoria de um homem é uma fortaleza...
...mas criamos a chave para ter acessa-la" - Nilin


Informações adicionais:

Tempo de jogo: Finalizado em aproximadamente 15 horas.
Conquistas desbloqueadas: 27 de 50.
Dificuldade: Finalizado na dificuldade normal.
Modo de jogo: Singleplayer.
Idioma: Inglês, com legendas em português.
Custo: R$ 69,99, no site Nuuvem, com ativação pela Steam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário