quinta-feira, 6 de março de 2014

Análise games - The Walking Dead


The Walking Dead The Game é um jogo no estilo Point and Click, desenvolvido e produzido pela Telltale Games, lançado em 5 episódios ao longo de 2012.

The Walking Dead foi lançado originalmente nas histórias em quadrinhos pela editora Image Comics em 2003, ganhando incontáveis prêmios nos anos seguintes, em 2010 a série foi levada para a TV e o sucesso foi tão grande que um game não tardaria a surgir.

E foi a Telltale quem assumiu a empreitada de levar a saga de zumbis aos games, surpreendendo a todos por se tratar de um Adventure, gênero pouco popular entre o grande público, e principalmente por não focar a sua história nos personagens do material original.

O grande diferencial de The Walking Dead é focar em seus personagens, em como eles reagem ao mundo tomado pelo apocalipse zumbi, surpreendendo a cada novo capítulo com situações dramáticas e emocionantes. O game da Telltale consegue, de forma primorosa, proporcionar a mesma experiência das HQs e de forma bem mais impactante que a série de TV, por permitir que o jogador se torne parte integrante da história.

Na trama assumimos o personagem Lee Evertt, um professor universitário, que acaba de ser condenado e está sendo levado para a prisão, no caminho ele se envolve em um acidente de transito e ao acordar se vê rodeado de zumbis, sem entender o que está acontecendo ele busca abrigo em uma casa e conhece a pequena Clementine, uma garota de 9 anos que se separou dos seus pais. Lee acaba assumindo a responsabilidade de manter Clementine em segurança enquanto busca encontrar os pais da menina.

A jogabilidade é no estilo point and click que consiste em apontar para os objetos no cenário e clicar para executar ações de interação, em um primeiro momento isso é algo monótono e exige certa paciência, já que a movimentação é bem lento, mas após um tempo você se acostuma com tal sistema. Os gráficos são simples, cartunescos, que lembram em muito a arte dos quadrinhos, dando um identidade única ao game.

O grande atrativo do jogo sem dúvida é sua história e a forma como ela é narrada. O game permite interagir com os personagens coadjuvantes através de diálogos onde Lee pode ser sincero ou não, ou mesmo salvar ou não determinado personagem, tais escolhas tem impacto tanto no relacionamento entre o grupo, como na própria desenrolar da trama. Tal forma de narrar a história torna a mesma extremamente envolvente e marcante onde cada decisão, e suas consequências, tenham peso, fazendo que o jogador se sinta parte integrante da trama.

Lee assim como Rick Grimes, protagonista da série original, é o clássico herói, mesmo tendo cometido erros ele busca fazer o que é certo, visando sempre o bem estar do grupo de sobreviventes. O personagem e tão carismático que o jogador sente o peso de cada decisão tomada pelo protagonista e tal imersão apenas aumenta à medida que Lee se apega a pequena Clementine, e acredite o game é incrivelmente dramático e envolvente, dificilmente você não irá se emocionar ou ao menos se chocar com as situações apresentadas no jogo, principalmente no final que com toda a certeza é um dos mais marcantes da história dos vídeo games.

The Walking Dead é um excelente game, com personagens marcantes e uma trama emocionante, de tal forma que qualquer defeito ou limitação sejam deixados de lado mediante a tal experiência, um game que ficará eternamente marcado na memória de qualquer jogador que goste de boas histórias.


Informações adicionais:

Tempo de jogo: Dedicado aproximadamente 12 horas.
Conquistas desbloqueadas: 48 de 48.
Dificuldade: Fácil.
Modo de jogo: Singleplayer.
Idioma: Inglês, com tradução disponível no site Trigo Gamer.
Custo: R$ 22,49 em promoção na Steam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário