segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Análise games - Grand Theft Auto IV


Finalmente, após anos de espera e adiamentos, terminei a jornada de Nico Bellic na sua busca por vingança em Liberty City. O já clássico Grand Theft Auto IV, foi produzido e desenvolvido pela toda poderosa Rockstar Games, lançado em abril de 2008 para PS3 e Xbox e em dezembro de 2008 para PC.


A trama de GTA IV, nos apresenta Nico Bellic, um imigrante do leste europeu, que chega a Liberty City em busca de realizar o "sonho americano" ao lado do seu primo Roman Bellic, que já reside na cidade a alguns anos. Ao chegar na cidade Nico descobre que a vida do seu primo não é tão fácil quanto Roman deu a entender, e para livrar a pele do primo e a sua própria pele é obrigado a se envolver com a mafia Russa e com todo o submundo do crime de Liberty City. A trama é muito bem construída cheia de reviravoltas e personagens carismáticos, mas o seu grande destaque, o que te leva até o final da historia, sem sombra de duvida é o protagonista Nico Bellic, que é o tipico ante-herói, um cara durão que não tem medo de peitar nem mesmo os grandes chefões da mafia, mas que demostrar ter um grande coração, pois sempre se mostra disposto a ajudar os seus amigos a saírem de enrascadas, mesmo que isso o leve a arriscar a própria vida.

Além do próprio protagonista, a trama conta com inúmeros personagens interessantíssimos, como Roman Bellic, primo de Nico, um cara extremamente atrapalhado, viciados em jogos e que acaba envolvendo o protagonista nas principais enrascadas da historia, ou Little Jacob, um traficante que vive com um cigarro aceso e que se torna um grande amigo de Nico e o acompanha até final da trama, assim como muitos outros personagens que vão surgindo ao longo da historia. A ligação entre Nico e tais personagens é fortalecida aos poucos, pois no meio da trama, o jogador pode realizar atividades com os contatos de Nico, atividades essas que podem ser desde uma mera saída para beber em um bar, como sair para jogar uma partidas de sinuca, boliche ou bardos, ou mesmo assistir um show de comedia, com isso Nico vai fortalecendo a amizade com tais personagens e descobrindo um pouco mais sobre o seu passado,

Em termos de jogabilidade o game segue a já clássica jogabilidade da serie, podemos explorar o mapa a pé ou em diversos veículos terrestres, aquáticos e aéreos, que infelizmente se resumem a helicópteros. A grande novidade ficou com a possibilidade de entrar em cobertura nos momentos de tiroteio, algo inédito na serie, porém admito que utilizei pouco de tal recurso uma vez que ele não é tão preciso e dinâmico como em outros jogos, o que pode atrapalhar em alguns momentos.

A ambientação está ricamente detalhada, Liberty City, a cidade fictícia que serve de palco para a historia, foi baseada em Nova York, uma das maiores metrópoles do mundo, e apesar do mapa aparentar ser menor do que o visto em San Andreas, por apresentar menos variedades de ambientes, ele não deixa de ser impressionante, pois mostra uma cidade viva e detalhada, que parece estar sempre em movimento, pois o cenário sempre te surpreende com algum acontecimento, seja um pessoa fazendo yoga em um parque, ou mesmo com um policial correndo atrás de um criminoso.

A interatividade não deixa nada a desejar para os padrões da serie, alem das já sitadas atividades com os amigos, o game apresenta diversas missões secundarias que vão desde entregar pacotes de drogas para cliente, à roubos de carros, ou mesmo corridas de rua. Muitas das edições presentes do game anterior foram retiradas, como a possibilidade de editar a aparência do protagonista como corte de cabelo e porte físico, ou mesmo a possibilidade de realizar modificações nos carros, mas apesar de gostar muito de realizar tais edições em San Andreas, confesso que não cheguei a sentir muita falta disso ao longo da jogatina de GTA IV.

Apesar de todos os pontos positivos que o game apresenta, é impossível não falar sobre o péssimo porte que o game ganhou no PC. O primeiro grande problema que o game apresenta é a compatibilidade com os principais sistemas operacionais, não importa qual seja a versão do Windows que esteja utilizando, a possibilidade do game não inicializar de forma correta é de 99%, e mesmo apos resolver o problema de inicialização, o jogador se deparará com problemas de otimização, uma vez que mesmo com uma configuração aceitável o game apresentá vários problemas de quedas de FPSs e renderização.

Grand Theft Auto IV é um excelente jogo, que apresenta um protagonista quase tão forte e cativante quanto o CJ, protagonista do GTA San Andreas, que prova que a Rockstar sabe contar boas histórias, principalmente quando elas envolvem, drogas, dinheiro e violência. E mesmo com todos os problemas que a versão de PC enfrentou, é um game que merece ser jogado até hoje.

"Então me dê a sua palavra, ou vá se foder, Estou cansado dessa merda" - Nico Bellic



Informações adicionais:

Nota geral: 09.
Tempo dedicado ao game: 26 horas.
Conquistas desbloqueadas: 25 de 65.
Dificuldade geral: Média.
Modo de jogo: Singleplayer e multiplayer.
Imagens durante a jogatina: Clique Aqui.
Idioma: Inglês, com tradução disponível no site GameVicio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário