terça-feira, 10 de março de 2015

Análise games - Anomaly: Warzone Earth


Anomaly: Warzone Earth é um game independente que mistura elementos dos gêneros de estrategia e tower defense, desenvolvido pelo estúdio 11Bit Studios, foi lançado em abril de 2011 para PCs, chegando em agosto e novembro do mesmo ano para os sistemas iOS e Android. Em abril de 2012 chegou ao XBox 360.

Na trama, uma serie de espacionaves alienígenas caem na terra, criando anomalias por todo o globo, com o intuito de investigar e deter as ameças de tais anomalias o jogador assume o controle de um pequeno comboio de veículos militares, realizando missões ao longo de 13 capítulos. A historia é narrada de forma bem simples, ao longo de cada capitulo sempre será dado alguma instrução referente a missão ou a cada nova descoberta nas áreas de anomalias. A é trama interessante, porém não chega a ser o grande atrativo do game.

O diferencial de Anomaly é a sua jogabilidade, no game assumimos um comandante que em meio as anomalias alienígenas, tem que conduzir um comboio militar para alcançar determinados objetivos, o interessante é que ao invés de controlar os veículos de forma livre pelo cenário, o jogador terá que definir o trajeto que tais veículos farão, fazendo com a avaliação do cenário seja fundamental para que os objetivos sejam alcançados. Basicamente toda a missão consistem em ir de um ponto A a um ponto B, pode-se escolher ir pelo caminho mais curto enfrentando um numero maior de inimigos, ou ir por um caminho mais longo, deixando a missão mais extensa, porém mais fácil, tudo irá depender da habilidade estratégica do jogador em definir se é melhor ser mais ofensivo ou precavido.

Outra característica do game que contribui com o fator estratégico durante as missões é a possibilidade de escolher de forma livre seis tipos de veículos, que são compostos por quatro veículos de ataques e dois veículos de suporte. Dessa forma o jogador tem a liberdade de definir se será mais agressivo, escolhendo apenas veículos de ataque, ou se será mais defensivo, incluído veículos de apoio ao comboio. Alem disso tais veículos podem sofrer upgrades que aumentam o seu dado e resistência.

Mas o exito nas missões não depende apenas dos veículos militares, pois o comandante do comboio conta com quatro habilidades especiais. A primeira habilidade serve para reparar os danos que o comboio sofre das torres inimigas, a segundo fornece por um tempo limitado uma distração que faz com que os inimigos ataquem um holograma, a terceira cria um pequeno campo de força que evita danos nos veículos e por últimos temos a habilidade de solicitar apoio aéreo que realiza bombardeios na área selecionada. Tais habilidades são fundamentais para se obter exito nas missões e chegar ao menos com um dos veículos até o final da fase.

A ambientação é bem interessante, vemos uma certa variedade nos cenários, que demostram cidades destruídas e tomadas pelo caos causado pelas anomalia alienígena. Não chega a ser extremamente detalhado, mas cumpre com o objetivo de dar gravidade a situação. 

Anomaly: Warzone Earth é um bom jogo, que consegue dar uma ar de novidade por misturar elementos de jogos de estrategia e tower defense e principalmente por apresentar uma jogabilidade que foge dos padrões de ambos os gêneros. Um game simples, mas que pode ser uma boa opção para os jogadores que gostam de games de estrategia.



Informações adicionais:

Nota Geral: 07.
Tempo dedicado ao game: 24 horas.
Conquistas desbloqueadas: 20 de 42.
Dificuldade: Média.
Imagens durante a jogatina: http://steamcommunity.com/id/luishq/screenshots/?appid=91200&sort=newestfirst&browsefilter=myfiles&view=imagewall
Idioma: Inglês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário