quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Análise games - Star Wars The Force Unleashed Ultimate Sith Edition


Star Wars The Force Unleashed, game de ação em terceira pessoa, que apresenta a história de StarKiller, aprendiz secreto de Darth Vader, desenvolvido pela LucasArts, lançado em setembro de 2008, com versões para Xbox, PS2, Xbox 360, PS3, Wii, PC e para alguns portáteis da época, enfim, saiu para a porra toda. Em dezembro de 2009, o game ganhou uma nova edição intitulado Ultimate Sith Edition, que incluía as quatro missões extras, lançadas anteriormente via DLC.

No início do game, vemos Darth Vader derrotando um Jedi no planeta do Kashyyyk e encontrando um garoto que tem grande afinidade com a Força, percebendo que seu futuro era promissor, Darth Vader leva o garoto consigo e secretamente o treina como seu aprendiz. Após alguns anos assumimos Galen Marek conhecido pela alcunha de Starkiller, que está preste a concluir seu treinamento como Sith, mas para provar seu valor tem que cumprir uma série de missões para seu mestre, caçando e derrotando vários Jedi remanescentes.

A trama se desenvolve com essa premissa e apresenta algumas reviravoltas, mas no final não chega a ser nada surpreendente. O protagonista apresenta motivações fracas e demonstra pouco carisma, sofrendo uma transformação muito brusca, que merecia ser melhor explorada e desenvolvida. O grande destaque da trama está justamente em se entrelaçar com os acontecimentos dos filmes, apresentando diversos personagens icônicos do universo de Star Wars, como a Princesa Leia e logicamente Darth Vader. Apesar da trama ser rápida e nada surpreende, o seu final apresenta um confronto memorável, que garante alguns momentos extremamente satisfatório, afinal o jogador enfrenta nada mais, nada menos que o próprio Imperador Palpatine. 

A jogabilidade é bem dinâmica, o personagem é rápido, ágil e poderoso, garantindo excelentes momentos de ação, principalmente ao se utilizar os poderes da Força, porém a experiência pode ser um pouco frustrante, pelo fato da câmera nem sempre acompanhar de forma correta os movimentos do personagem, tornando os combos bem imprecisos. Além disso o game é cheio de Quick Time Events, principalmente nas batalhas com os chefões, que garante excelentes momentos de ação, no melhor estilo cinematográfico de God of War.

A ambientação impressiona, mostrando diversos cenários que remetem a toda a mitologia dos filmes, vemos templos Jedis, espaçonaves imperiais, alguns locais já conhecidos, como o planeta dos Wookies e alguns planetas novos. Tudo muito bem detalhado, para um game de 2008 logicamente. Infelizmente o os mapas são extremamente lineares, dando pouco espaço para exploração, focando-se unicamente na ação. Um pequeno detalhe que me chamou a atenção foi a caracterização do personagem principal, que a cada nova missão, apresentava um uniforme totalmente novo e interessante, algo que pode passar despercebido para alguns, mas que ajuda a dar um ar de novidade a cada nova fase.

O game ainda apresenta quatro níveis extras, que adiciona novas missões e objetivos, o mais interessante deles é a que mostra Starkiller em meio a clássica batalha de Hoth, ficando cara a cara com Luke Skywalker. 

De maneira geral Star Wars The Force Unleashed é um bom game, que apresenta uma trama interessante que poderia ter sido um pouco mais desenvolvida, mas que consegue complementar de forma satisfatória a trama dos filmes. Um game indicado para os fãs de games de ação intensa e principalmente para os fãs de Star Wars que sempre desejaram assumir um Sith e explorar de forma ilimitada todo o poder da Força.

"Sim! Mate-o! Ele era fraco, estava acabado!Mate-o e poderá ocupar o seu lugar ao meu lado." - Imperador Palpatine.




Informações adicionais:
Nota geral: 7,5.
Tempo dedicado ao game: aproximadamente 14 horas.
Dificuldade: Fácil, apenas alguns chefões apresentam dificuldade.
Fica a dica: Tente deixar de lado a câmera confusa que prejudica a jogabilidade e curta a ótima ambientação e o desenrolar da trama.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? O preço padrão da Steam, atualmente, está relativamente baixo, mas acredito que seja mais indicado adquiri-lo, com no mínimo 50% de desconto.
Modo de jogo: Exclusivamente singleplayer.
Idioma: Inglês, com tradução disponível no site GameVicio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário