quinta-feira, 5 de maio de 2016

Análise games - Magic Duels


Magic Duels, card game gratuito, lançado em 29 de julho de 2015, desenvolvido pela Stainless Games e distribuído pela Wizards of the Coast. Com versões para PC e mobile.

Acredito que Magic dispense apresentações, um dos cards games mais famosos da história, que completou nada mais do que 20 anos de existência em 2015. A serie "magic the duel of planeswalkers" existe desde 2010 e traz uma versão digital do jogo da Wizards. A versão de 2015, chamada simplesmente de "Magic Duels" buscou emular todos os aspectos positivos das edições anteriores em um game free to play.

A trama é focada nas origens de cinco planeswalker, Nissa, Gideon, Chandra, Liliane e Jace, ao longo de cinco campanhas é mostrado como os personagens acenderam a "centelha" e se tornaram poderosos feiticeiros capazes de transitar pelos planos do multiverso. A narrativa das campanhas se manteve a mesma dos jogos anteriores, feitas por textos entre um duelo e outro, apenas o final apresenta uma pequena cutscene, porem bem simples e sem diálogos. Tal escolha de narrativa sempre me desagradou, pois banaliza de forma desnecessária a rica historia por traz de Magic The Gathering. Fora as cinco campanhas originais, após o lançamento foram adicionadas três expansões, até o momento, incluindo mais três campanhas e centenas de novos cards.

Em termos de estrutura o game mantém a mesma jogabilidade que os anteriores, porem trouxe o retorno do modo "Gigante de duas Cabeças" e acrescentou atividades diárias para que os jogadores obtenham as moedas utilizadas para se adquirir novos boosters. De resto, temos a campanha, que é facilmente finalizada em poucas horas e o modo de batalha, que trás duelos tanto quanto a Inteligência Artificial do jogo, quanto duelos em partidas multiplayers. 

A principal novidade de Magic Duels é que agora temos um jogo gratuito, com microtransações, que basicamente servem para comprar moedas, que consequentemente servem para comprar novos boosters, pacotes que contem 6 cartas aleatórias, apesar disso é possível adquirir moedas no próprio jogo, através das atividades diárias, nos duelos da campanha, no multiplayer e nos duelos contra a IA, até mesmo os tutoriais rendem algumas moedas. Portanto é possível adquirir novas cartas sem gastar um único real, mas claro que isso demandará uma certa dedicação, por exemplo, apos mais de 80 horas de jogo consegui aproximadamente 50% das cartas da coleção.

Esse novo sistema de aquisição de cartas deixou o game bem viciante e interessante, pois faz o jogador se dedicar de forma mais intensa para conseguir acumular moedas e adquirir mais booster para conseguir melhorar o seu deck. Até o momento há mais de 700 cartas na coleção do game, lembrando que apenas algumas cartas são disponibilizadas de forma imediata, o restante tem que ser desbloqueadas com a utilização de moedas, essa quantidade considerável de cartas permite a criação de uma infinidade de decks dando uma ótima sensação de liberdade ao jogador e para os menos experientes, o próprio jogo oferece dezenas de decks pré-prontos, que podem ser editados livremente.

Quando Magic Duels foi anunciado, foi prometido que esse seria o melhor game da serie, unificando todas as melhorias dos games anteriores, o que de fato acontece, uma vez que temos a característica campanha rápida, os duelos do multiplayer, uma extensa coleção de cards e a total liberdade na edição dos decks, porém o game volta a apresentar uma serie de problemas que já deveriam ter sido sanados a varias edições, o principal deles é a estabilidade do servidor do jogo, apesar de estar muito mais estável que a edição 2015, não é raro o servidor apresentar quedas, ou mesmo o início das partidas do multiplayer demorarem consideravelmente. Outro problema que me deparei nas ultimas semanas de jogatina, foi quanto as batalhas solos, que simplesmente não iniciam, ficando "trancadas" em um carregamento infinito, impossibilitando até mesmo o fechamento do jogo.

Um outro pequeno detalhe que senti falta foi as estatísticas do jogador, mostrando a quantidade de vitorias, derrotas, os cards mais utilizados e outros detalhes, eram dados que achava bem interessantes nos games anteriores que ficaram de fora dessa versão. Agora há apenas um ranque no multiplayer.

Apesar de alguns problemas e de uma campanha pouco imersiva, Magic Duels se demonstrou um ótimo game, pois trás todos os pontos positivos das edições anteriores e apresenta uma coleção extensa de cartas, que demanda um certa dedicação do jogador para poder adquiri-las, deixando o jogo bem viciantes. Para os viciados garantirá boas horas de jogatina. 

Informações adicionais:
Nota geral: 08.
Tempo dedicado ao game: 84 horas.
Conquistas desbloqueadas: 34 de 49.
Dificuldade: As campanhas são tranquilas de serem feitas, a dificuldade maior está em criar um deck consistente para encarar as partidas do multiplayer.
Fica a dica: Estude muito bem os cards e busque criar combos que te levem a vitoria, a combinação de duas ou três cartas podem te garantir a vitória fácil em um duelo.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui .
Vale o preço? O game é gratuito, mas com microtransações, se tiver grana sobrando até vale comprar algumas moedas dentro do jogo, caso contrario jogue de forma tranquila, que as moedas serão adquiridas ao longo da jogatina.
Modo de jogo: Singleplayer e multiplayer.
Idioma: Totalmente em PT-BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário