segunda-feira, 20 de junho de 2016

Análise games - Grand Theft Auto V


Grand Theft Auto V, game de ação em terceira pessoa, com um incrível mundo aberto. Desenvolvido e distribuído pela Rockstar Games. Lançado em setembro de 2013 para Xbox 360 e PS3, ganhando um versão remasterizada em novembro de 2014, para XOne e PS4 e por fim chegando aos PCs em abril de 2015.

Na trama somos apresentados a três protagonistas, Michael e Trevor, dois antigos amigos que no passado assaltavam bancos juntos e Franklin, jovem membro da gangue Grove Street, sim a mesma do clássico San Andreas. Os três personagens se unem, vivendo inúmeras situações envolvendo a máfia, o FBI, golpes, roubos de carro e até mesmo a produção de filmes, na belíssima e revitalizada Los Santos. Mantendo a qualidade narrativa já esperada da Rockstar, com reviravoltas no enredo, personagens carismáticos, violência e muita, mas muita ação.

Pela primeira vez em um game da série GTA, temos a oportunidade de controlar três protagonistas, cada um com seu próprio arco narrativo, que vão se interligando para desenvolver um enredo ainda maior e incrivelmente a Rockstar consegue desenvolver de forma muito bem equilibrada os três personagens. Primeiro temos Michael, um criminoso aposentado, que teoricamente venceu na vida, vivendo em uma mansão com sua esposa e filhos, mas se vê em crise, ao perceber que fracassou como pai e marido e encontra no retorno ao crime uma forma de extravasar toda a sua frustração. Segundo temos Franklin, um jovem ambicioso, que percebe que os pequenos crimes da sua gangue não o levaram a nada e ao conhecer Michael vê a oportunidade de alcançar os seus objetivos e por fim temos Trevor, um personagem insano, sádico e violento, mas que apresenta um certo código de ética, que o torna um dos personagens mais carismáticos de toda a franquia.

Inegavelmente a Rockstar utiliza a mesma formula de seus jogos anteriores, apresentando criminosos, que não são exatamente vilões, que são "forçados" a retornar ao mundo do crime e se envolvem em problemas ainda maiores. Porem a desenvolvedora consegue tornar as suas historias envolventes e marcantes, com personagens carismáticos e desfechos grandiosos, é impossível não se envolver com os dramas familiares de Michael, ou com as loucuras de Trevor, ou mesmo odiar os agentes corruptos do FBI que sacaneiam os protagonistas a todo o momento e se não bastasse, além da trama principal, há dezenas de pequenas histórias, como as missões "Estranhos e doidos", que deixam o game ainda mais envolvente.

A trama de GTA V por si só já vale a experiência, mas o jogo ganha maior dimensão pela quantidade de conteúdo apresentado. Primeiro temos um mapa gigantesco, contando não só com áreas urbanas, mas também áreas rurais, montanhas, rios e desertos, todos eles com uma vivacidade incrível e com um visual simplesmente estonteante. A chuva, o entardecer, os dias de sol, tudo apresentado com uma qualidade gráfica impecável que impressiona até mesmo nas configurações mais baixas. É quase impossível não parar ao menos uma vez para apreciar o por do sol no alto de uma montanha, ou ainda observar o reflexo do luar na água do mar.

Além disso, o gigantesco mapa é recheado de inúmeras atividades, o jogador poderá realizar corridas offroads, de rua e até mesmo de jet skis, praticar esportes como golfe, tênis ou até mesmo triatlo, poderá ir ao cinema, jogar dardos, ou fazer yoga, poderá cumprir desafios de saltos de paraquedas, ou de manobras de avião, ou mesmo modificar os seus veículos e ainda perder horas explorando o mapa para encontrar coletáveis que vão de pistas de uma assassinato a peças de um possível OVNI. Enfim é conteúdo interminável que garante um aumento significativo na vida útil do game.

A jogabilidade se mantem bem semelhante ao do game anterior, com uma significativa melhora no sistema de cobertura e com a excelente adição de habilidades especiais para cada protagonista, enquanto Trevor consegue aguentar mais dano, Michael consegue desacelerar o tempo no melhor estilo Max Payne e Franklin desacelera o tempo ao dirigir veículos, facilitando assim os momentos de fugas e perseguições, cada uma dessas habilidades são muito bem aproveitadas durante a campanha e dão um ar de novidade ao gameplay. Outro ponto que foi sensivelmente melhorado foi a dirigibilidade dos veículos, que agora parecem bem mais fácies de se controlar, deixando assim a jogabilidade bem mais intuitiva e prazerosa.

Em termos de customização o game retoma características dos jogos anteriores, agora podemos novamente customizar de forma bastante ampla a aparência dos protagonistas, com cortes de cabelos, tatuagens e roupas. Além disso, os veículos e até mesmo as armas podem ser modificados, com amplas opções de customização, aumentando ainda mais a sensação de liberdade.

E se não bastasse o já grandioso modo singleplay, temos o modo multiplayer que dá ainda mais liberdade ao jogador, ao permitir que seja criado um personagem único que chega a Los Santos para se destacar no mundo do crime. GTA Online inclui tudo o que o modo singleplay oferece e vai além, incluindo novas missões de assalto e diversos modos de jogo e privilegia não só as tradicionais partidas competitivas, mas também os jogadores que querem apenas se divertir com os amigos. É quase como um jogo a parte e o melhor o modo Online recebe atualizações constantes até hoje, sempre com novos conteúdos e modos de jogo.

Um ponto importante de se registrar é a excelente otimização que o game recebeu nos PCs, mesmo com uma maquina bem modesta e rodando tudo no mínimo, obtive excelentes resultados, com o game rodando de forma bem fluida e com uma taxa de quadros constantes acima de 30 fps. Isso foi uma grata surpresa uma vez que GTA IV teve um porte sofrível e lamentável, a Rockstar aprendeu a lição fez a espera de dois anos valerem a pena, entregando uma excelente versão do jogo para PCs.

Grand Theft Auto V é um game excelente, que consegue expandir de forma extremamente competente tudo que há de melhor na história da franquia. Com uma ótima trama, com três protagonistas fortíssimos e envolventes, com uma tonelada de conteúdo que agrada todos os tipos de jogadores, sem contar com o modo Online, que é outro jogo, dentro do próprio jogo. GTA V é tão grandioso quanto os fãs da franquia desejavam e seremos eternamente gratos a RockStar por nos presentear com esse game inesquecível.

"Eu sinto que não posso matar os dois." - Franklin

Informações adicionais:
Nota geral: 10,0.
Tempo dedicado ao game: 160 horas.
Conquistas desbloqueadas: 38 de 68.
Dificuldade: Moderada, nem difícil, nem fácil, na medida certa, garantido desafio e diversão.
Fica a dica: Simplesmente se perca em Los Santos.
Gameplay: Em breve.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Sim, compre-o com ou sem desconto, vale cada centavo.
Modo de jogo: Singleplayer e multiplayer.
Idioma: Em inglês, com legendas em PT-BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário