terça-feira, 11 de abril de 2017

Análise games - Aragami

Abrace a Escuridão!

Aragami, game em terceira pessoa, focado na jogabilidade stealth, desenvolvido e distribuído pela Lince Works. Lançado em outubro de 2016 para os PCs e PS4.

O game se passa na mística e feudal terra das sombras Nisshoku, onde o clã Kaiho, toma o poder e aprisiona a Imperatriz da Sombra em um templo. Yamiko, buscando libertar a imperatriz invoca Aragami, um espirito das sombras, que recebe a missão de coletar talismãs que podem libertar a imperatriz de seu cativeiro.

A trama é bem interessante, porém com uma narrativa um pouco arrastada, pois é focada em diálogos longos e em alguns momentos cansativos, entre os personagens, Aragami e Yamiko, além de serem pouco expressivos, porém essa dinâmica da narrativa é quebrada com ótimas animações que revelam algumas lembranças do passado dos protagonistas e dão pistas do que está realmente acontecendo. No fim temos uma história que não chega a surpreender, mas que garante algumas reviravoltas na sua conclusão.

A jogabilidade, ao lado do seu visual, é o que torna Aragami interessante, focada na furtividade, onde o jogador assume um "ninja demoníaco" com poderes ligados as sombras. Inicialmente Aragami tem poucos poderes, entre eles o poder de se teleportar entre as sombras, mas assim que pergaminhos são encontrados pelas fases, o jogador ganha pontos que podem ser utilizados para adquirir novas habilidades, assim como melhora-las e o sistema de progressão é extremamente prazeroso, pois a cada nova habilidade, o jogador descobre inúmeras maneiras de vencer obstáculos e principalmente novas formas de execução dos seus inimigos, como por exemplo a possibilidade de criar uma serpente ou dragão de sombra que devora e arrasta os oponentes para dentro da escuridão e sempre no final de cada capitulo o game avalia o desempenho do jogador, incentivando-o assim a sempre executar as missões da melhor forma possível, seja de forma furtiva, eliminando todos os inimigos, ou não executando nenhuma morte.

Além da excelente jogabilidade o game impressiona pelo seu belíssimo visual, com um estilo artístico que remete a uma animação, com cenários amplos e semi-detalhados, com tons escuros com destaque de cores em determinados objetos para dar contraste e vida aos ambientes. Aragami é um belo exemplo de como utilizar a simplicidade para superar as limitações técnicas e entregar uma bela experiencia visual.

Recentemente o game recebeu uma atualização, que inclui um modo de criação, onde os jogadores poderão editar mapas e criar os seus próprios desafios, disponibilizando-os on-line. Foi uma bela sacada da Lince Works, pois isso garante uma ótima sobrevida ao game, principalmente para os mais aficionados por desafios.

Aragami é um ótimo game stealth, com uma história interessante, mas nada surpreendente, com uma jogabilidade excelente que incentiva o jogador a sempre melhorar o seu desempenho, um ótimo sistema de progressão, uma ambientação competente e um visual marcante, enfim, um game que merece ser apreciado, principalmente pelos amantes de jogos furtivos.


Informações adicionais:
Nota geral: 8,0.
Tempo dedicado ao game: 30 horas.
Conquistas desbloqueadas: 39 de 39.
Dificuldade: Normal.
Fica a dica: Assim que possível, adquira a habilidade de invisibilidade, pois ela auxilia em muito nos momentos de fuga.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Sim! Vale! Principalmente para os fãs de games furtivos!
Modo de jogo: Exclusivamente Singleplayer.
Idioma: Inglês, infelizmente sem tradução disponível para pt-br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário