terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Análise games - Shelter

A angustiante vida de uma mãe texugo!

Shelter, game independente, desenvolvido pela Might and Delight , lançado para PC em agosto de 2013.No game assumimos uma mãe texugo e temos o nobre objetivo de alimentar e proteger cinco pequenos filhotes enquanto percorremos belíssimos cenários minimalistas. 

A mecânica do game é bem simples e funcional, controlamos o pequeno mamífero por cenários amplos, porém lineares, onde podemos andar, correr, se esgueirar e interagir com algum objetos, que se resumem a coletar alimentos para os filhotes. 

O interessante de Shelter é o complexo objetivo de manter todos os filhotes texugos alimentados e protegidos. Pode parecer um objetivo simples, mas que exige uma boa dose de atenção do jogador, primeiro os alimentos encontrados devem ser divididos de forma igualitária aos filhotes, para que nenhum deles pereça de fome e se isso ainda não bastasse temos perigos constantes ao longo da jornada, que vão desde predadores como raposas e falcões, ou mesmo do próprio ambiente, como enchentes e incêndios. O mais interessante aqui é que tais perigos deixam o jogador apreensivo, ao ponto de fazê-lo se importar com os filhotes e temer pela vida deles. 

O visual é minimalista, fazendo o game parecer uma grande pintura abstrata e apesar de abusar de cores neutras, dando um ar melancólico aos ambientes, o visual consegue ser acolhedor e belo. A trilha sonora é agradável e contribui com a imersão do game. 

O game é curto, podendo ser finalizado em pouco mais de duas horas, mas a sensação ao finaliza-lo que o game durou exatamente o que deveria, com um final tocante e cheio de significado. 

Shelter é ótimo game. Simples, mas extremamente funcional em sua proposta, conseguindo envolver o jogador ao demonstrar as dificuldades e sacrifícios da vida de uma mãe e sua prole. 

Informações adicionais:
Nota geral: 08.
Tempo dedicado ao game: 2,5 horas.
Conquistas desbloqueadas: Sem conquistas na Steam.
Dificuldade: Fácil, se o jogador for paciente, a dificuldade está em manter todos os filhotes vivos.
Fica a dica: Observe a tonalidade de cada filhote isso demonstra qual deles está com mais fome.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Sim, Vale! Mas devido a duração, aconselho a pegar com 50% de desconto.
Modo de jogo: Exclusivamente singleplayer.
Idioma: Em inglês, mas não há nenhum dialogo ou texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário